quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Etapas preliminares da CONSOCIAL já produziram 4.308 propostas e diretrizes

Nas etapas Municipais e conferências livres a I CONSOCIAL já apresenta resultado. São mais de quatro mil propostas e diretrizes para ampliar a transparência e o controle social. Resultado de conferências municipais e regionais as propostas podem ser conhecidas no site da CONSOCIAL Nacional, na seção de transparência do site da Conferencia no endereço:
http://www.consocial.cgu.gov.br/transparencia/

Neste endereço você pode acompanhar o que está sendo aprovado pelo país a fora e se preparar para defender as melhores propostas na conferência municipal de Niterói, que acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro, no Liceu Nilo Peçanha.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O QUE É A CONSOCIAL?


CGU realiza 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social

A Controladoria-Geral da União – CGU promove, durante os anos de 2011 e 2012, a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ªConsocial. Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a 1ª Consocial tem etapas preparatórias, previstas para realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, que devem mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

A 1ª Consocial tem como tema central: “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Serão debatidos, durante todo o processo conferencial, quatro eixos temáticos sobre assuntos da maior relevância como: a promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Além das etapas estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os eixos temáticos da Conferência participando e realizando conferências livres e virtuais além de programas e atividades especiais como: concursos culturais, debates acadêmicos e seminários, encaminhando propostas à coordenação-executiva nacional, via site da 1ª Consocial, para serem direcionadas aos estados e à etapa nacional conforme o âmbito indicado.

Todas as etapas preparatórias, assim como a nacional, são regulamentadas por um regimento interno, aprovado pela Comissão Organizadora Nacional – CON, composta por representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas, que prevê o número de delegados para cada etapa, os eixos temáticos que nortearão os debates e demais normas obrigatórias para a validação das conferências.

Com a realização da 1ª Consocial, os temas e propostas debatidos durante todo o processo conferencial podem transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

Mais informações e documentos sobre a Conferência podem ser obtidos no endereço: www.cgu.gov.br/consocial , por meio dos perfis de redes sociais: @consocialCGU - do Twitter, Consocial Cgu - do Facebook e Consocial CGU -- do Orkut ou na coordenação-executiva da Conferência nos endereços: consocial@cgu.gov.br ou imprensa-consocial@cgu.gov.br .