Jornal do Brasil
Nesta quinta-feira (5) cem representantes de 41 municípios estarão na Secretaria de Fazenda do Estado do Rio para preparar a Conferência sobre Transparência e Controle Social do Estado do Rio de Janeiro (Consocial-RJ). A Consocial é um movimento liderado pela Controladoria Geral da União que visa estimular a participação da sociedade civil no acompanhamento da gestão pública e tem como objetivo definir diretrizes e propostas que promovam maior transparência.
Para ter abrangência nacional, a CGU desenhou o movimento em três níveis: municipal, estadual e federal. Neste momento, os Estados estão organizando e instruindo os municípios para que até o próximo dia 16 de fevereiro eles possam realizar as Consociais municipais. E daí em diante, sejam constituídas as Consociais estaduais e nacional.
Nesta quinta, os representantes municipais estarão na secretaria para receber o treinamento ensinando-os os mecanismos das conferências.
Cada município fechará um documento com vinte propostas. No caso do Rio, as propostas de cada município serão compiladas em novo documento com também 20 proposições durante a conferência estadual nos dias 17 e 18 de março.
Entre 18 e 20 de maio próximo, em Brasília, os documentos com as proposições de cada estado da federação serão novamente discutidos para formar o documento com 80 propostas para o nível nacional.
Representantes da comissão organizadora da I Conferência Municipal de Niterói sobre Transparência e Controle Social estiveram presentes.
Representantes da comissão organizadora da I Conferência Municipal de Niterói sobre Transparência e Controle Social estiveram presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por dar sua opinião. Participe da CONSOCIAL REGIONAL DE NITERÓI E MANGARATIBA. Faça sua inscrição!